Corpos Sociais História Informação Saúde 3ª Idade Infância Acção Social Contactos
Regulamentos:
Jardim de Infancia
Creche



Projecto Educativo



Fotografias



Infância

  • Creche e Jardim de Infância “As Pintinhas”
  • Contactos: Morada Rua Padre José Inácio Pereira, 40
    Telefone: 26 269 69 30
    Telemovel: 96 980 16 18
    e-mail: infancia@scmcadaval.org.pt

Funcionamento Geral Da Resposta
Objectivos Gerais
As Pintinhas procura organizar-se como uma comunidade educativa, ou seja, funcionar numa dinâmica participativa: Educadores, Direcção e restantes funcionários, crianças, pais (famílias) e meio envolvente.

Procuramos criar as condições necessárias para que as crianças se desenvolvam harmoniosamente, criando um ambiente equilibrado e estável de forma a que estas, cresçam felizes e seguras e para que consigam abordar com sucesso as etapas futuras. Não esquecendo nunca que todas as aprendizagens se fazem de forma lúdica, onde o brincar é fundamental.

Toda a equipa planeia o seu trabalho e avalia o processo e os seus efeitos no desenvolvimento das crianças, adoptamos uma pedagogia organizada e estruturada, baseada em práticas com sentido para as crianças, valorizando o carácter lúdico de que se revestem todas as aprendizagens, de modo a que as crianças sintam prazer de aprender.

A criança desenvolve-se num processo de interacção social, desempenhando um papel activo na construção do seu desenvolvimento e aprendizagem, por isso é fundamental partir do que as crianças sabem, da sua cultura e saberes próprios.

O bem estar e segurança dependem também do ambiente educativo, em que a criança se sente acolhida, escutada e valorizada, o que contribui para a sua auto-estima e desejo de aprender. Um ambiente em que se sente bem porque são atendidas as suas necessidades psicológicas e físicas, é o que procuramos construir.

O contexto institucional deve organizar-se como um ambiente facilitador do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças. O tempo, o espaço e a sua articulação deverão adequar-se às características do grupo e necessidades de cada criança. Temos em vista a plena inserção da criança (futuro adulto) na sociedade como ser autónomo, livre e solidário.

Objectivos específicos: (Finalidades Educativas)

  • Garantir a Qualidade;
  • Respeitar a Individualidade de cada criança;
  • Promover o desenvolvimento integral e harmonioso da criança, de forma a incentivar a curiosidade, o espírito crítico, estimular a criatividade, partindo do pressuposto – Aprender Brincando;
  • Promover a auto-estima e a autoconfiança;
  • Partir do que a criança sabe para novas aprendizagens;
  • Incentivar a participação das famílias no processo educativo, de forma a tornar a escola um prolongamento da família;
  • Estabelecer relações de efectiva colaboração com a comunidade;
  • Conhecer e conviver com a diferença;
  • Valorizar capacidades específicas e talentos diversificados, sem requerer de todos exactamente o mesmo;
  • Preparar para desempenhos múltiplos;
  • 166347d5-5bd0-4406-94ef-cd00f66d30ba
  • Gerir a resolução de problemas e de conflitos, ressalvando valores consensuais das diferentes Culturas;
  • Promover o conhecimento mútuo, a estima responsável e a cordialidade cívica;
  • Sabermos expressar e conhecermos os nossos sentimentos, afectos e emoções;
  • Perceber as emoções das crianças e as suas próprias;
  • Reconhecer a emoção como uma oportunidade de intimidade e orientação;
  • Ouvir com empatia e legitimar os sentimentos da criança;
  • Ajudar as crianças a verbalizar as emoções;
  • Impor limites e ajudar a criança a encontrar soluções para os seus problemas.

A Mensalidade inclui os seguintes serviços:

  • Permanência na escola por um período de 9,45 horas diárias - das 7,45 às 17,30 horas;
  • Permanência no equipamento onze meses e meio, no período compreendido entre 1 de Setembro e 14 de Agosto.
  • Material escolar e equipamento didáctico e lúdico;
  • Seguro de acidentes pessoais para as crianças;
  • Expressão Corporal a partir de 2 anos leccionado por Terapeuta Ocupacional
  • Inglês a partir dos 3 Anos, leccionado por professor(a) de inglês;
  • Actividades de carácter cientifico (física e química) – Ciência Divertida, leccionada por técnicos qualificados;
  • Refeições, com ementas elaboradas por Nutricionista;
  • Actividades e passeios temáticos comparticipados
  • Chapéus-de-sol

Serviços facultativos, não incluídos na mensalidade base

  • Extensão do horário até um máximo de 11,45 horas por dia;
  • Bibes e calções de banho;
  • Dietas Especificas;
  • Colónia de Férias;
  • Serviços Complementares de 16 a 31 de Agosto.

Horário de Funcionamento e lotação da Creche e Jardim de Infância :

Horário de Funcionamento da Instituição

Abertura: 07:45 horas
Encerramento: 19:30 horas

Lotação da Creche

58 crianças

Lotação do Jardim de Infância

75 crianças

3e0520d0-be6c-4a27-9284-33e44b1dec01

O horário normal de funcionamento da Instituição é das 07:45 às 17:30 horas, após é considerado prolongamento.

 

Salas

Creche - Salas

Nº Crianças

Idade

Berçário

8

3 meses/12 meses

Sala 1 Ano

10

1 ano/2anos

Sala 1 Ano

10

1 ano/2anos

Sala 2 Anos

15

2 anos/3 anos

Sala 2 Anos

15

2 anos/3 anos

J.I. - Salas

Nº Crianças

Idade

Sala 3 Anos

25

3 anos

Sala 4 Anos

25

4 anos

Sala 5 Anos

25

5 anos

A Equipa Técnica

 A Instituição tem 24 funcionários:

  • 7 Educadoras, sendo uma delas Coordenadora Pedagógica;
  • 1 Educadora Social;
  • 1 Animadora Sócio-Cultural;
  • 1 Técnica de Informação Especial e Reabilitação;
  • 12 A. Acção Educativa;
  • 2 Auxiliares – Copa;
  • 1 Auxiliar de Limpeza;
  • 1 Encarregada de Sector.

Direcção
A Direcção das Pintinhas é efectuada pela Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia do Cadaval.

Coordenação
A Coordenação das Pintinhas está entregue a uma Educadora.

Assim compete-lhe:

  • Ser a co-responsável pela construção de uma equipa escolar coesa e convicta da viabilidade operacional das prioridades consensualmente assumidas e formalizadas na proposta de trabalho da Instituição;
  • Ser o elo entre alunos, famílias, educadores, pais e direcção;
  • Elaboração dos projectos;
  • Integração do corpo docente;
  • Fornecer o material necessário às salas;
  • Gerir tudo o que acontece na Instituição para melhor servir as crianças e suas famílias em cooperação com toda a equipa;
  • Inscrever as crianças que pretendem frequentar a Instituição em conjunto com a Educadora de sala;
  • Coordenar toda a acção educativa;

 

Educadoras de Infância
As educadoras de infância da Instituição desempenham as seguintes funções:

  • Elaborar o projecto pedagógico de sala;
  • Ser responsável pela sala;
  • Organizar e explicitar os meios educativos adequados de acordo com o desenvolvimento integral da criança;
  • Acompanhar a evolução da criança e do grupo;
  • Estabelecer contactos com os pais no sentido de obter uma acção educativa integrada;
  • Programar todas as actividades individuais e de grupo;
  • Elaborar um plano semanal;
  • Zelar pelo bem estar das crianças;
  • Acompanhar o grupo durante as rotinas, alimentação, higiene e repouso;
  • Assegurar a articulação entre as várias salas;

 

Auxiliares de Acção Educativa
As auxiliares de Acção Educativa têm como funções:

  • Participar nas actividades educativas, auxiliando a educadora;
  • Assegurar a limpeza e o bom estado da sala e da Instituição em geral;
  • Assegurar os tempos de prolongamento;
  • Acompanhar o grupo durante as rotinas

Instalações.

Tipo de Edifício:
Edifício adaptado para o efeito.

Descrição sumária do espaço interior e exterior:
Edifício de dois andares e dois espaços exteriores um para a Creche e outro para o Jardim de Infância e ATL.

A Instituição dispõe de:
Rés do Chão:

  • Hall de entrada;
  • 2 Refeitórios;
  • Copa;
  • Sala polivalente;
  • Zona húmida;
  • W.C. dos adultos;
  • 2 wc’s das crianças;
  • 2 arrumações;
  • 1 sala (3 anos).

No primeiro andar:

  • Sala de reuniões;
  • 5 Salas de creche;
  • 2 W.C. para as crianças;
  • 1 W.C. para adultos;
  • 2 Salas polivalentes;

No edifício 2:

    • 2 salas de Jardim de Infância.
    • 3 wc’s para as crianças.
    • Refeitório.
    • Sala polivalente

Espaço Exterior:

    •  1 Espaço exterior para Creche;
    •  1 Espaço exterior para J.I.

1626df2d-1442-457b-bdc3-9b15e4c12ca6

HOME